1
- Julgue os itens seguintes, que versam acerca da dinâmica
das organizações.
a)
A cultura
organizacional trata do conjunto de valores, hábitos e condutas adotados pelos
membros de uma organização e que necessitam estar escritos para que sejam
aceitos por todos os envolvidos.
V
( ) F (
)
b)
Percebe-se
a cultura de uma organização identificando como os membros se vestem e se
tratam mutuamente, como os clientes e fornecedores são tratados e como se dão
as relações entre chefes e subordinados.
V
( ) F
( )
c)
Uma
cultura organizacional forte se caracteriza sempre como uma vantagem para a
organização.
V
( ) F (
)
d)
O
exercício pleno da liderança depende da ocupação de cargo de chefia pelo líder.
V
( ) F (
)
2
- Acerca
de cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
a)
Configura
exemplo de artefato da cultura organizacional a hipótese de o Banco da Amazônia
S.A. adotar como símbolo de sua instituição, nos documentos que emitir, a
imagem de uma vitória-régia.
V
( ) F
( )
b)
O presidente de um banco que por muitos anos
tenha disseminado uma cultura de valorização da disciplina e de cumprimento
inquestionável das normas internas em detrimento da inovação e da criatividade
não pode ser considerado um exemplo de herói.
V
( ) F (
)
c)
O treinamento no trabalho é um rito de reprodução da cultura
organizacional que pode ser utilizado por um banco.
V
( ) F (
)
3 - No que diz respeito a determinados
aspectos da dinâmica organizacional, julgue os itens a seguir.
a)
Um gerente que deseja ser um líder eficaz deve desenvolver habilidades
de confiar nos outros, descentralizar decisões, partilhar informações e saber
quando intervir. . V ( )
F ( )
b)
b) A
cultura organizacional pode ser vista como mecanismo significativo que visa
conformar condutas e homogeneizar maneiras de pensar a organização. . V
( ) F (
)
c)
Os
sistemas de recompensas de uma organização podem influenciar os tomadores de
decisão pelo fato de eles poderem tomar uma decisão em virtude das vantagens
pessoais que possam ser alcançadas. . V
( ) F (
)
4
- A
respeito da cultura e da aprendizagem em organizações, julgue os próximos itens
a) A cultura de uma organização corresponde a
valores, crenças, entendimentos e normas compartilhados por seus membros. . V ( )
F ( )
b) A aprendizagem
organizacional é um fenômeno que ocorre tanto no nível individual quanto no da
organização. . V (
) F ( )
c) As organizações de
aprendizagem apresentam cultura direcionada à conservação dos conhecimentos
anteriormente produzidos. . V ( ) F ( )
5 - Acerca da cultura organizacional, julgue os itens
subseqüentes
a)
Cultura
Organizacional se refere a percepção da organização em relação as experiências
sociais trazidas pelos seus membros, com base nisso as empresas tentam
moldar-se aos seus colaboradores.
V (
) F ( )
b) A
cultura organizacional aumenta a estabilidade social, que, por sua vez, é um
elemento da matriz de sustentação desse sistema. .
V ( )
F ( )
c ) À semelhança do clima organizacional, a cultura
pode ser alterada à medida que se perceba a
necessidade de instituir mudanças importantes na organização, com o fim de
atender aos novos cenários que são apresentados no atual contexto de grande
complexidade do mercado. .
V (
) F ( )
d)
O
processo de socialização verificado numa adequada cultura organizacioanal tende
a evitar a espontaneidade da comunicação entre superiores e subordinados
pertencentes a organização visando proteger a estrutura hierarquica da empresa,
fundamental para o desenvolvimento de qualquer corporação.
V (
) F ( )
e)
Os
valores organizacionais devem ser compartilhados entre os empregados desde o
momento do seu ingresso na organização, por meio de processos de socialização e
acompanhamento do desempenho do empregado, como forma de preservar o seu
comprometimento com a cultura da instituição.
V (
) F ( )
6 - No que se refere a gestão de desempenho e clima
organizacional nas organizações, julgue os itens a seguir
a) Em uma organização, o trabalho executado nem sempre
corresponde às expectativas dessa organização. Nessa situação, gerir o
desempenho significa avaliar a extensão da discrepância, identificar os fatos
geradores e intervir para eliminar as variáveis que constituem fontes de
problemas.
V ( )
F ( )
b) Em uma visão panorâmica, a gestão de desempenho é um
processo construído para integrar o universo corporativo por meio de planos,
interligando as unidades de negócio, as equipes, os indivíduos e a liderança,
interessados na sustentação da empresa no mercado.
V ( )
F ( )
c)
A
avaliação de desempenho é um instrumento gerencial que permite ao administrador
mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo de empregados,
em período e área específicos.
V ( )
F ( )
d) A avaliação de desempenho é uma ferramenta que
não afeta a definição e o desenvolvimento da política de recursos humanos da
organização.
V (
) F ( )
7
- Com referência ao estudo da cultura
organizacional, que faz parte das atribuições da área de gestão de pessoas das
organizações, julgue os itens que seguem.
a) A cultura organizacional é um fenômeno de
fácil gestão, podendo ser rapidamente alterado mediante algumas alterações na
composição do corpo gerencial.
V (
) F ( )
b)
Para se
gerenciar a cultura de uma organização, é necessário investir em estratégias
para alterar os valores subjacentes.
V (
) F ( )
c)
A
cultura de uma organização pode ser percebida mediante a observação de seus
métodos de trabalho, suas histórias, seus símbolos, heróis e rituais
corporativos.
V ( )
F ( )
d)
Cada
organização desenvolve sua própria cultura, produzindo sua identidade, não
sendo possível surgirem aletrações correspondentes as novas dinamicas, tendo em
vista a força imutavél que a cultura possui.
V (
) F ( )
e)
Uma das estratégias
para a alteração da cultura da organização é a implementação de recompensas,
reconhecimentos de comportamentos que expressem os valores desejados, mas acima
de tudo a comunicação adequada que permita o entendimento necessário de que
mudar é preciso.
V (
) F ( )
8
- A preservação de um clima organizacional
favorável aos objetivos de uma empresa tem sido uma das preocupações das
organizações. Com respeito a esse tema, julgue os itens que se seguem.
a)
O clima
organizacional é causado por fatores referentes aos indivíduos, à organização e
a aspectos de fora da organização.
V ( )
F ( )
b)
A
alteração do clima de uma organização pode ocorrer com a mudança do estilo
gerencial
V ( )
F ( )
c)
A única
forma de se conhecer o clima organizacional de uma empresa é por meio da
pesquisa quantitativa.
V (
) F ( )
d) Para se alterar o clima de uma organização,
deve-se, primeiramente, envolver e comprometer os ocupantes de cargo
operacional, pois, sem eles, é impossível qualquer mudança.
V (
) F ( )
e)
Um clima organizacional favorável pode influenciar positivamente o
desempenho das equipes de trabalho.
V (
) F ( )
f)
A definição do padrão desejado do clima organizacional de
uma empresa é universal.
V (
) F ( )
9
-
Julgue os itens a seguir, acerca da dinâmica e do comportamento nas
organizações.
a)
cultura
de uma organização reflete os valores da sociedade em que essa organização
atua, estando imune a interferências decorrentes da atuação de seus líderes
internos.
V (
) F ( )
b)
O
processo de socialização de novos funcionários tem por objetivo permitir que a
organização conheça os valores culturais trazidos por esses funcionários e se
adapte a esses valores.
V (
) F ( )
c)
A
motivação para o trabalho decorre não apenas de incentivos financeiros, mas
também do atendimento de outras necessidades do funcionário, tais como
autorealização e reconhecimento profissional.
V (
) F ( )
d)
A
respeito de uma equipe de trabalho em que o coordenador delega
responsabilidades, compartilha as decisões e encoraja a participação dos demais
membros da equipe, é correto afirmar que o coordenador adota um estilo de
liderança diretivo.
V (
) F ( )
10 - Ao conjunto de princípios básicas validados ao longo do
tempo para determinado grupo, que norteia as formas de perceber, pensar, sentir
e agir de todos em relação aos desafios internos e externos da organização,
dá-se o nome de.
a)
estratégia
organizacional.
b)
estrutura organizacional.
c)
coordenação
d)
cultura
organizacional.
e)
planejamento
11 - Alguns autores vêem a cultura organizacional
como a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que é
compartilhada em grande extensão por todos os membros da organização e que os
novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos na empresa. Em
relação à cultura organizacional, assinale a opção correta.
a)
A
tendência atual é a de que as organizações ultrapassem a velha cultura de
liderança e compromisso, substituindo-a pela nova cultura de comando e
obediência.
b)
A cultura
organizacional é composta de aspectos informais, como políticas, diretrizes,
métodos e procedimentos, de difícil compreensão e interpretação, e de aspectos
formais, como sentimentos, atitudes e valores, de fácil percepção.
c)
Os
pesquisadores estão cada vez mais convencidos de que os elementos lógicos da
cultura organizacional não exercem qualquer influência sobre o desempenho e os
resultados da organização em um ambiente altamente competitivo.
d)
A cultura
organizacional espelha a mentalidade que predomina em uma organização.
12 - Uma empresa tem apresentado, nos últimos
meses, perda de qualidade dos resultados, conflitos entre os membros das
equipes e aumento no número de atestados médicos. Após levantamento,
verificou-se que o clima organizacional não estava favorável e que algumas
medidas deveriam ser tomadas para melhorar o quadro descrito. Na situação
hipotética em apreço, a empresa deve.
a)
Utilizar
os dados do levantamento para construir diagnóstico do clima organizacional, o
qual deverá ser repassado à diretoria para que possa ser encaminhado ao arquivo
permanente de pesquisas.
V ( )
F ( )
b)
buscar
ações efetivas que aumentem a motivação dos empregados, pois o clima organizacional
é fator intimamente relacionado ao nível de motivação dos membros da
organização.
V ( )
F ( )
c)
realizar
diagnóstico sobre o clima organizacional e, com base nos resultados
encontrados, elaborar um plano de ação exeqüível de melhoria do clima
organizacional.
V ( )
F ( )
13 - Acerca do tema gestão da cultura
organizacional, julgue os itens que se seguem.
a)
São
funções da cultura organizacional: assegurar aos membros da organização uma
identidade individual, facilitar o compromisso individual, promover a
estabilidade organizacional e moldar o comportamento de seus membros diante da
vida.
V ( )
F ( )
b)
A
alteração da cultura organizacional pode determinar mudanças em grande parte
dos comportamentos organizacionais, como nas relações interpessoais, na
comunicação e na busca da qualidade.
V ( )
F ( )
c)
A
mudança de cultura organizacional é um processo complexo, mas que acontece de
forma rápida quando há apoio da alta administração da empresa.
V ( )
F ( )
d)
Para
diagnosticar a cultura de uma organização, o pesquisador deve utilizar técnicas
múltiplas de coleta de dados, tais como observação, análise de documentos,
técnicas qualitativas e técnicas quantitativas.
V ( )
F ( )
14 - Julgue os itens que se seguem com relação a
cultura organizacional.
a) É um padrão de pressupostos básicos inventados,
descobertos ou desenvolvidos por um grupo, que funcionou bem para enfrentar
problemas organizacionais internos de integração e externos de adaptação e que,
por isso, deve ser ensinado a novos membros do grupo.
V ( )
F ( )
b)
Os
artefatos de uma cultura organizacional são os padrões visíveis e facilmente
identificáveis de comportamentos das pessoas na organização.
V ( )
F ( )
c)
Valores
compartilhados podem ser encontrados nas crenças compartilhadas pelas pessoas
que trabalham na organização.
V ( )
F ( )
d) Os pressupostos básicos de uma cultura
organizacional são verdades implícitas que o conjunto de membros de uma organização
compartilha em função da experiência conjunta.
V ( )
F ( )
e) Nas organizações modernas, não há ritos,
rituais ou figuras humanas que simbolizam o herói.
V ( )
F ( )
15 - Consiste em padrões explícitos e implícitos de
comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo que constituem uma
característica própria de cada empresa, que incluem os padrões e estilos de
comportamento dos empregados, os valores compartilhados e crenças que
permanecem durante um longo período de tempo. O texto acima apresentado se
refere à definição de
a) cultura organizacional.
b) clima organizacional.
c) Estratégia
d)
traços
culturais originados na experiência social de cada individuo
16 - Tendo o texto como referência inicial, assinale
a opção incorreta acerca da cultura organizacional e de estruturas
organizacionais.
a) Constitui conseqüência da disfunção da cultura
organizacional, entre outras, a resistência às mudanças por parte dos
colaboradores.
b) Socialização ou aculturação é o processo de
aquisição de uma cultura organizacional.
c) Não é indicado que, na admissão de novos
empregados, sejam-lhes repassadas normas de conduta da organização, visto que
estas devem ser aprendidas com o dia-a-dia do serviço.
d) Apesar de existir um período de adaptação do
funcionário na organização é extremamente indicado que logo na admissão,
sejam-lhes repassadas as normas de conduta da organização, visto que isso ajuda
no processo de aculturação.
17 - Considerando a influência da cultura das organizações sobre as ações
nelas desenvolvidas, julgue os próximos itens.
a)
A
cultura de uma organização é, muitas vezes, formada a partir dos valores de
seus fundadores e das equipes escolhidas por eles.
V ( )
F ( )
b) Para se alterar a cultura de uma organização,
deve-se investir fortemente na mudança de valores por meio de troca de
empregados e de outras estratégias relativas à gestão de pessoas.
V ( )
F ( )
c)
Em
uma empresa, a cultura é fruto dos valores compartilhados por uma parte
restrita dos membros dessa organização.
V ( )
F ( )
d)
A
cultura intensifica a instabilidade do sistema social de uma organização.
V ( )
F ( )
e)
A
cultura de uma organização constitui um passivo quando os valores partilhados
não estão de acordo com aqueles que promovem a eficácia da organização.
V ( )
F ( )
gostaria de saber o gabarito do teste.
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