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CONCURSO BB - TESTES SEUS CONHECIMENTOS EM CULTURA ORGANIZACIONAL


1        - Julgue os itens seguintes, que versam acerca da dinâmica das organizações.
a)      A cultura organizacional trata do conjunto de valores, hábitos e condutas adotados pelos membros de uma organização e que necessitam estar escritos para que sejam aceitos por todos os envolvidos. 
V (     )     F (     )

b)      Percebe-se a cultura de uma organização identificando como os membros se vestem e se tratam mutuamente, como os clientes e fornecedores são tratados e como se dão as relações entre chefes e subordinados.

V (     )     F (      )

c)      Uma cultura organizacional forte se caracteriza sempre como uma vantagem para a organização.

V (     )     F (      )

d)     O exercício pleno da liderança depende da ocupação de cargo de chefia pelo líder.

V (     )     F (      )
2        - Acerca de cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
a)      Configura exemplo de artefato da cultura organizacional a hipótese de o Banco da Amazônia S.A. adotar como símbolo de sua instituição, nos documentos que emitir, a imagem de uma vitória-régia. 
V (     )     F (      )
b)       O presidente de um banco que por muitos anos tenha disseminado uma cultura de valorização da disciplina e de cumprimento inquestionável das normas internas em detrimento da inovação e da criatividade não pode ser considerado um exemplo de herói. 
V (     )     F (      )
c)      O treinamento no trabalho é um rito de reprodução da cultura organizacional que pode ser utilizado por um banco. 
V (     )     F (     )

3 - No que diz respeito a determinados aspectos da dinâmica organizacional, julgue os itens a seguir.
a)    Um gerente que deseja ser um líder eficaz deve desenvolver habilidades de confiar nos outros, descentralizar decisões, partilhar informações e saber quando intervir. . V (     )     F (     )  

b)    b) A cultura organizacional pode ser vista como mecanismo significativo que visa conformar condutas e homogeneizar maneiras de pensar a organização. .     V (     )     F (     )  

c)    Os sistemas de recompensas de uma organização podem influenciar os tomadores de decisão pelo fato de eles poderem tomar uma decisão em virtude das vantagens pessoais que possam ser alcançadas. . V (     )     F (     )  

4        - A respeito da cultura e da aprendizagem em organizações, julgue os próximos itens
a) A cultura de uma organização corresponde a valores, crenças, entendimentos e normas compartilhados por seus membros. . V (     )     F (     )  

b) A aprendizagem organizacional é um fenômeno que ocorre tanto no nível individual quanto no da organização.  . V (    )     F (     )  

c) As organizações de aprendizagem apresentam cultura direcionada à conservação dos conhecimentos anteriormente produzidos. . V (     )     F (     )  
5 -  Acerca da cultura organizacional, julgue os itens subseqüentes
a)      Cultura Organizacional se refere a percepção da organização em relação as experiências sociais trazidas pelos seus membros, com base nisso as empresas tentam moldar-se aos seus colaboradores.
V (     )     F (     )  

b) A cultura organizacional aumenta a estabilidade social, que, por sua vez, é um elemento da matriz de sustentação desse sistema. .

V (     )     F (     )  
        c ) À semelhança do clima organizacional, a cultura pode ser alterada à medida que                          se perceba a necessidade de instituir mudanças importantes na organização, com o fim de atender aos novos cenários que são apresentados no atual contexto de grande complexidade do mercado. .
V (      )     F (     )  
d)    O processo de socialização verificado numa adequada cultura organizacioanal tende a evitar a espontaneidade da comunicação entre superiores e subordinados pertencentes a organização visando proteger a estrutura hierarquica da empresa, fundamental para o desenvolvimento de qualquer corporação.
V (      )     F (     )  
e)    Os valores organizacionais devem ser compartilhados entre os empregados desde o momento do seu ingresso na organização, por meio de processos de socialização e acompanhamento do desempenho do empregado, como forma de preservar o seu comprometimento com a cultura da instituição.
V (      )     F (      )  

6 - No que se refere a gestão de desempenho e clima organizacional nas organizações, julgue os itens a seguir

a) Em uma organização, o trabalho executado nem sempre corresponde às expectativas dessa organização. Nessa situação, gerir o desempenho significa avaliar a extensão da discrepância, identificar os fatos geradores e intervir para eliminar as variáveis que constituem fontes de problemas.
V (       )     F (      )  

b) Em uma visão panorâmica, a gestão de desempenho é um processo construído para integrar o universo corporativo por meio de planos, interligando as unidades de negócio, as equipes, os indivíduos e a liderança, interessados na sustentação da empresa no mercado.
V (       )     F (      )  
c)      A avaliação de desempenho é um instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo de empregados, em período e área específicos. 
V (       )     F (      )  
d)     A avaliação de desempenho é uma ferramenta que não afeta a definição e o desenvolvimento da política de recursos humanos da organização.
V (       )     F (      )  

7        - Com referência ao estudo da cultura organizacional, que faz parte das atribuições da área de gestão de pessoas das organizações, julgue os itens que seguem.

a) A cultura organizacional é um fenômeno de fácil gestão, podendo ser rapidamente alterado mediante algumas alterações na composição do corpo gerencial. 
V (       )     F (       )  

b)      Para se gerenciar a cultura de uma organização, é necessário investir em estratégias para alterar os valores subjacentes.
V (       )     F (       )  

c)      A cultura de uma organização pode ser percebida mediante a observação de seus métodos de trabalho, suas histórias, seus símbolos, heróis e rituais corporativos. 
V (       )     F (       )  

d)     Cada organização desenvolve sua própria cultura, produzindo sua identidade, não sendo possível surgirem aletrações correspondentes as novas dinamicas, tendo em vista a força imutavél que a cultura possui. 
V (       )     F (       )  

e)      Uma das estratégias para a alteração da cultura da organização é a implementação de recompensas, reconhecimentos de comportamentos que expressem os valores desejados, mas acima de tudo a comunicação adequada que permita o entendimento necessário de que mudar é preciso.
V (      )     F (       )  

8        - A preservação de um clima organizacional favorável aos objetivos de uma empresa tem sido uma das preocupações das organizações. Com respeito a esse tema, julgue os itens que se seguem.

a)      O clima organizacional é causado por fatores referentes aos indivíduos, à organização e a aspectos de fora da organização.
V (       )     F (       )  

b)      A alteração do clima de uma organização pode ocorrer com a mudança do estilo gerencial
V (      )     F (       )  
c)      A única forma de se conhecer o clima organizacional de uma empresa é por meio da pesquisa quantitativa.
V (      )     F (       )  
d)     Para se alterar o clima de uma organização, deve-se, primeiramente, envolver e comprometer os ocupantes de cargo operacional, pois, sem eles, é impossível qualquer mudança. 
V (      )     F (       )  
e)      Um clima organizacional favorável pode influenciar positivamente o desempenho das equipes de trabalho. 
V (     )     F (       )  
f)        A definição do padrão desejado do clima organizacional de uma empresa é universal. 
V (     )     F (       )  
9        - Julgue os itens a seguir, acerca da dinâmica e do comportamento nas organizações.
a)    cultura de uma organização reflete os valores da sociedade em que essa organização atua, estando imune a interferências decorrentes da atuação de seus líderes internos. 
V (     )     F (       )  
b)    O processo de socialização de novos funcionários tem por objetivo permitir que a organização conheça os valores culturais trazidos por esses funcionários e se adapte a esses valores. 
V (     )     F (       )  
c)    A motivação para o trabalho decorre não apenas de incentivos financeiros, mas também do atendimento de outras necessidades do funcionário, tais como autorealização e reconhecimento profissional. 
V (     )     F (       )  
d)    A respeito de uma equipe de trabalho em que o coordenador delega responsabilidades, compartilha as decisões e encoraja a participação dos demais membros da equipe, é correto afirmar que o coordenador adota um estilo de liderança diretivo. 
V (     )     F (       )  
10    - Ao conjunto de princípios básicas validados ao longo do tempo para determinado grupo, que norteia as formas de perceber, pensar, sentir e agir de todos em relação aos desafios internos e externos da organização, dá-se o nome de.
a)    estratégia organizacional.
b)     estrutura organizacional.
c)     coordenação 
d)    cultura organizacional.
e)    planejamento 
11    - Alguns autores vêem a cultura organizacional como a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que é compartilhada em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos na empresa. Em relação à cultura organizacional, assinale a opção correta.
a)    A tendência atual é a de que as organizações ultrapassem a velha cultura de liderança e compromisso, substituindo-a pela nova cultura de comando e obediência.
b)    A cultura organizacional é composta de aspectos informais, como políticas, diretrizes, métodos e procedimentos, de difícil compreensão e interpretação, e de aspectos formais, como sentimentos, atitudes e valores, de fácil percepção.
c)    Os pesquisadores estão cada vez mais convencidos de que os elementos lógicos da cultura organizacional não exercem qualquer influência sobre o desempenho e os resultados da organização em um ambiente altamente competitivo.
d)    A cultura organizacional espelha a mentalidade que predomina em uma organização.
12    - Uma empresa tem apresentado, nos últimos meses, perda de qualidade dos resultados, conflitos entre os membros das equipes e aumento no número de atestados médicos. Após levantamento, verificou-se que o clima organizacional não estava favorável e que algumas medidas deveriam ser tomadas para melhorar o quadro descrito. Na situação hipotética em apreço, a empresa deve.
a)    Utilizar os dados do levantamento para construir diagnóstico do clima organizacional, o qual deverá ser repassado à diretoria para que possa ser encaminhado ao arquivo permanente de pesquisas. 
V (     )     F (     )
b)    buscar ações efetivas que aumentem a motivação dos empregados, pois o clima organizacional é fator intimamente relacionado ao nível de motivação dos membros da organização. 
V (     )     F (     )
c)    realizar diagnóstico sobre o clima organizacional e, com base nos resultados encontrados, elaborar um plano de ação exeqüível de melhoria do clima organizacional. 
V (     )     F (     )
13    - Acerca do tema gestão da cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.
a)      São funções da cultura organizacional: assegurar aos membros da organização uma identidade individual, facilitar o compromisso individual, promover a estabilidade organizacional e moldar o comportamento de seus membros diante da vida. 
V (     )     F (     )
b)      A alteração da cultura organizacional pode determinar mudanças em grande parte dos comportamentos organizacionais, como nas relações interpessoais, na comunicação e na busca da qualidade. 
V (     )     F (     )
c)      A mudança de cultura organizacional é um processo complexo, mas que acontece de forma rápida quando há apoio da alta administração da empresa. 
V (      )     F (     )
d)     Para diagnosticar a cultura de uma organização, o pesquisador deve utilizar técnicas múltiplas de coleta de dados, tais como observação, análise de documentos, técnicas qualitativas e técnicas quantitativas. 
V (      )     F (     )

14    - Julgue os itens que se seguem com relação a cultura organizacional.
a)      É um padrão de pressupostos básicos inventados, descobertos ou desenvolvidos por um grupo, que funcionou bem para enfrentar problemas organizacionais internos de integração e externos de adaptação e que, por isso, deve ser ensinado a novos membros do grupo.
V (      )     F (     )

b)      Os artefatos de uma cultura organizacional são os padrões visíveis e facilmente identificáveis de comportamentos das pessoas na organização. 
V (      )     F (     )

c)      Valores compartilhados podem ser encontrados nas crenças compartilhadas pelas pessoas que trabalham na organização. 
V (      )     F (     )

d)     Os pressupostos básicos de uma cultura organizacional são verdades implícitas que o conjunto de membros de uma organização compartilha em função da experiência conjunta.
V (      )     F (     )
e)      Nas organizações modernas, não há ritos, rituais ou figuras humanas que simbolizam o herói.
V (      )     F (     )

15    - Consiste em padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo que constituem uma característica própria de cada empresa, que incluem os padrões e estilos de comportamento dos empregados, os valores compartilhados e crenças que permanecem durante um longo período de tempo. O texto acima apresentado se refere à definição de
a)      cultura organizacional.
b)      clima organizacional.
c)      Estratégia
d)     traços culturais originados na experiência social de cada individuo

16    - Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção incorreta acerca da cultura organizacional e de estruturas organizacionais.

a)      Constitui conseqüência da disfunção da cultura organizacional, entre outras, a resistência às mudanças por parte dos colaboradores.
b)      Socialização ou aculturação é o processo de aquisição de uma cultura organizacional.
c)      Não é indicado que, na admissão de novos empregados, sejam-lhes repassadas normas de conduta da organização, visto que estas devem ser aprendidas com o dia-a-dia do serviço.
d)     Apesar de existir um período de adaptação do funcionário na organização é extremamente indicado que logo na admissão, sejam-lhes repassadas as normas de conduta da organização, visto que isso ajuda no processo de aculturação.
17    - Considerando a influência da cultura das organizações sobre as ações nelas desenvolvidas, julgue os próximos itens.
a)    A cultura de uma organização é, muitas vezes, formada a partir dos valores de seus fundadores e das equipes escolhidas por eles. 
V (      )     F (     )
b)    Para se alterar a cultura de uma organização, deve-se investir fortemente na mudança de valores por meio de troca de empregados e de outras estratégias relativas à gestão de pessoas.
V (      )     F (     )
c)    Em uma empresa, a cultura é fruto dos valores compartilhados por uma parte restrita dos membros dessa organização. 
V (      )     F (     )

d)    A cultura intensifica a instabilidade do sistema social de uma organização. 
V (      )     F (     )
e)    A cultura de uma organização constitui um passivo quando os valores partilhados não estão de acordo com aqueles que promovem a eficácia da organização. 
V (      )     F (     )

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